02/01/2018

Resenha Coletiva : O Proibido

Olá meus queridos leitores! Como vocês estão? Espero que todos estejam muito bem!
E hoje vamos fazer uma resenha coletiva isso mesmo que vocês estão lendo...Ela funciona assim primeiramente como uma resenha normal, e eu e mais as minhas colaboradoras darão cada uma sua opinião quanto ao livro...E ai vamos lá?


FICHA TÉCNICA

Nome Original: Forbidden
Nome Traduzido: Proibido
Autora: Tabitha Suzuma
Número de páginas: 308
Editora : Valentina



Sinopse


Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.

Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.

Eles são irmão e irmã.

Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.

OPINIÃO DA ALINE:

A autora soube descrever com total sutileza e com tamanha beleza a vida tão sofrida desses jovens obrigados a amadurecerem e exercerem o papel daqueles que deveriam ser os mantenedores do lar, enquanto esses são relapsos e indiferentes. Impossível não se imaginar dizendo algumas verdades para os pais dessas crianças. 
Com relação à Maya considerei uma construção de personagem com características típicas das princesas de conto de fadas, sendo ela meiga, carinhosa, apaziguadora, decidida, sonhadora. Quando Maya percebe seu amor, mesmo receosa com todo o tabu entorno deles, ela vê a beleza do sentimento e busca a felicidade de todos.
Já Lochan é um personagem complexo, extremamente antissocial, inseguro, confuso, fechado. Nada daquilo que se espera para um mocinho, porém ele é aquele que coloca a segurança e a união da família acima de tudo. Isso o faz sofrer imensamente pelo incesto, ciente de que pode desestruturar toda a família e separar os irmãos mais novos, ele busca fugir desse amor do jeito que pode.
Quanto à escrita da Suzuma eu gostei bastante. Me agradam os livros que dividem o ponto de vista dos personagens, pois acredito que ficamos mais conectados com o que cada um sente, coisa que não costuma acontecer tão intensamente quando o livro é narrado apenas por um ponto de vista. 

Entretanto a obra não me agradou por completo, no final do livro considero que a autora correu demais com os acontecimentos, não deixando o leitor sentir as emoções do momento, sofrer com os personagens. Os incidentes acabaram parecendo muito superficiais para mim, assim sendo, apesar do tema polêmico do incesto, esse livro não teve para mim o impacto esperado, principalmente após ter obtido tanto sucesso de crítica entre blogueiros.

OPINIÃO DA BYH:



Por mais que este não seja um romance e um tipo de amor que não estamos acostumados a ver, este livro nos faz pensar e repensar sobre nossa opinião quando o assunto é Amor e todas as suas dimensões, até aonde ele pode ir e nos levar, até aonde é correto amar, a quem é correto amar. Pois estes são alguns tipos de questionamentos que desde sempre nos fazemos, já que a sociedade e seus pré-conceitos nos levam a indagar essas questões.
Juntando tudo o que posso dizer sobre o que aprendi nesse livro é que, desde que seja puro toda forma de amor é válida. 

Mas também tenho algo a criticar, a autora poderia nos levar a entender melhor seu final, relatar melhor os últimos acontecimentos com Maya, Lochan e seus irmãos. Mesmo com isso, não tem como você não se entregar a história e chorar a partir do momento em que os acontecimentos tomam proporções inesperadas.



OPINIÃO DA GI:

Desde o ano passado nessa época estava tentando comprar esse livro, até pedir no amigo secreto, mas meu amigo não comprou, então comprei no meio do ano, e foram muitas indicações, foi uma leitura muito rápida mas quem em diversos momentos tive que parar pois não conseguia para de sofrer com esses personagens Maya e Lochan, dois adolescentes que se viram obrigados a assumirem a responsabilidades dos pais de criarem os irmãos mais novos, devido os pais não atuarem nesses papéis e com isso um relação desses dois adolescentes mudaram não apenas de irmãos e sim de namorados, isso mesmo relacionamento incestuoso, mas o leitor tem que ter a sensibilidade e a cabeça aberta para ler esse livro sem preconceito e deixar ser levado nessa leitura e escrita ótima da Tabitha. 

E Adorei o livro achei apenas que a autora me deixou um pouco perdida no final que achei surpreendente, mas ele foi o segundo livro favorito de 2017.

OPINIÃO DA MARI:

Sabe aquele medo, frio na barriga para terminar um livro como proibido? Sim eu tive..
 Mas, terminei ontem.... O que dizer ? O que meu coração está sentindo de fato dentro dele? Sobre essa grande história....
Proibido, é algo fora da realidade, fora de tudo que já li até hoje, nunca sofri nunca chorei tanto lendo um livro. Quando eu resolvi ler, abrir minha mente e me entreguei, pois só assim consegui vivenciá-lo na sua forma mais completa e de fato mergulhar nessa história. Logo no início foi perturbador, vivi em uma guerra interior se devia prosseguir ou não, por que de fato me abalou um bocado. Ainda bem que dei continuidade, apesar de sofrer a cada virada de página, aprendi demais com o amor e o altruísmo dos dois, principalmente do Lochan. Ai que difícil, esse personagem fantástico, cheio de amor. Sem sombra de dúvidas, Lochie foi para mim, o personagem mais marcante até hoje.
Outra coisa que me marcou bastante, foi a vida dessas pobres crianças o abandono e o sofrimento deles por causa desses dois que geraram eles (que não merecem nunca serem chamados de pais) é algo inconcebível, e foi aí que eu me peguei pensando se a única maneira que eles encontraram de serem minimamente felizes é tão errada assim. O final acabou com todas as minhas estruturas! Ainda estou digerindo tudo, mas o livro vale a leitura, no mínimo faz a gente pensar bastante.
O livro é marcante. A história é batida, mas me conquistou pela forma que foi contada. A autora é um destaque! É o amor proibido mais lindo que já li. Chorei litros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário