30/03/2018

O Evangelho de Maria Madalena

Olá gente linda! Tudo bom? Eu estou em um momento especialmente feliz, momento em que consegui superar um desafio pessoal de ler o livro que vou apresentar para vocês hoje. 
Peço primeiramente que vocês não pensem nesse livro com a ótica da religião, mas vejam com o olhar de historiador, analisando o que o autor aponta com senso de pesquisador e não de religioso. Então vamos conhecer O Evangelho de Maria Madalena:



Ficha Técnica
Título: O Evangelho de Maria Madalena
Autor: José Lázaro Boberg
Editora: EME
Ano: 2017
Número de páginas: 247


Sinopse:

Maria de Magdala, ou Maria Madalena, é a figura feminina mais citada no Novo Testamento (12 vezes), ainda mais que Maria, a mãe de Jesus. Muitas lendas surgiram em torno dela, como a de que teria sido prometida ao apóstolo João e, por isso, o acompanhou a Éfeso, onde morreu e foi enterrada. Mas nenhuma lenda se tornou mais forte do que aquela afirmando que Madalena seria uma prostituta. E isso minimizou seu papel de liderança. Neste livro, José Lázaro Boberg busca reconstruir a verdade sobre esta personagem a partir de um texto encontrado no século IIII, no Egito, narrando episódios da vida de Jesus contados por uma mulher que não somente teria sido um dos apóstolos, mas a única que não perdeu a fé em Cristo depois de sua morte. E aconselhava os demais, dizendo que Jesus ainda se comunicava com ela através de visões e optando por aparecer para ela em vez de outros por sua devota fé. Esta mulher era Maria Madalena.


Após tomar conhecimento desse livro, logo nas primeiras páginas me peguei pensando que essa talvez tenha sido uma das maiores injustiças da história, com relação a vida de alguém. Nesta obra o autor nos apresenta um quadro totalmente diferente do que a população em geral acredita. Ele argumenta que Maria além de não ser a pecadora e adúltera que nos foi ensinado, pode ter sido aquela que alcançou o mais alto grau de evolução e conhecimento dentre os discípulos, quem melhor compreendeu a mensagem do mestre e que não perdeu sua fé mesmo após a morte do Cristo.

Opinião da Aline

Este livro não é um romance, não é contado em forma de narrativa, mas sim como um documentário, o que acabou tornando mais difícil de fluir a leitura, foram levantados muitos dados históricos acerca de Maria Madalena, encontrados nos evangelhos canônicos e também nos apócrifos (recusados pela Igreja ortodoxa). Apesar do tema ser tão interessante, foi uma leitura massante, travando muitas vezes em determinadas partes mais complexas, porém, a clareza dos apontamentos após a finalização da leitura foi revigorante.
Neste mês das mulheres foi extremamente gratificante poder ler sobre Maria Madalena, considerada pela maioria como uma meretriz e poder ver que ela pode ter sido muito mais que isso, que dentre doze homens que seguiam como apóstolos de Jesus, pode ter sido uma mulher, em uma sociedade totalmente "machista", quem alcançou o maior grau de compreensão dos ensinamentos de Jesus e quem mais fielmente viveu o seu exemplo de amor, humildade e trabalho no bem. Gratidão ao mundo da leitura que me proporciona o contato com textos tão lindos. Quem tiver a oportunidade, não deixe de Conhecer a história dessa seguidora do Cristo, tão subjugada ao longo da história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário