20/11/2018

Na minha pele


Olá amOres tudo bem com vocês? Esperamos que sim. 
E para hoje dia da Consciência Negra, trouxe para vocês a obra "Na minha pele",  do autor Lázaro Ramos.




FICHA TÉCNICA


Título: Na minha Pele
Autora: Lázaro Ramos
Editora: Objetiva
N° páginas: 152


Sinopse

 Movido pelo desejo de viver num mundo em que a pluralidade cultural, racial, étnica e social seja vista como um valor positivo, e não uma ameaça, Lázaro Ramos divide com o leitor suas reflexões sobre temas como ações afirmativas, gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação. Ainda que não seja uma biografia, em "Na minha pele", Lázaro compartilha episódios íntimos de sua vida e também suas dúvidas, descobertas e conquistas. Ao rejeitar qualquer tipo de segregação ou radicalismos, Lázaro nos fala da importância do diálogo. Não se pode abraçar a diferença pela diferença, mas lutar pela sua aceitação num mundo ainda tão cheio de preconceitos. Um livro sincero e revelador, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro.

 "Mas será que você leitor é um jovem em busca de referências?(...) quando neste livro, eu sou você? Onde nos encontramos?"  

Assunto muito polêmico não? Você acha que há uma grande quantidade de pessoas racistas no Brasil? (é vamos falar só do Brasil). Você acha que ainda hoje exista uma grande desigualdade de todos os sentidos no que se diz respeito aos negros do país? Você acredita que os direitos são iguais para todos e que a mesma oportunidade que se tem uma pessoa branca se tem também uma pessoa negra? Você acha que o que você (pessoa branca que está lendo esta resenha), passou na escola o é o mesmo que uma criança negra até hoje passa?
São inúmeras as respostas parar essas perguntas e muitas delas Lázaro faz e dá exemplos do que realmente é.
É óbvio que muitos não concordo, muitos negros até não concordam, alegam que nunca passaram que teve as mesmas oportunidades. Mas meus caros amigos e amigas, sinto em lhes informar que não é assim para todos infelizmente.
Aí me pergunto o porque depois de tudo que nossos antepassados negros passaram não pode ser lembrado, estudo e ensinado nas escolas como tantos outros assuntos ou acontecimentos? Não estou nem entrando em questão de cotas pois não é este o assunto e também porque sou somente uma colaboradora deste blog.
A única coisa que tenho a dizer é: leiam este livram e deixem Lázaro abrir sua mente para os fatos.

" O racismo é o crime perfeito que só a vítima vê."


Opinião da Byh

Primeiramente, o livro é ótimo sim como tanto ouvi falar. Lázaro não pretende escrever uma biografia, mas aos meus olhos leigos foi isso que ele fez (desculpe Lázaro), mas fez de uma maneira tão gostosa de se ler que não fica monótona ou exaustiva. Ele conversa com o leitor (assim como estou tentando fazer kkkk), ele te deixa a vontade na leitura e insere você em cada trecho que escreveu. Fiquei muito feliz em ver que não é só eu, que muitas vezes me pego com os questionamentos em relação a nossa cor, a nossa imagem e ao que os negros no passado viveram e que muito tentam mudar.
Ele trás questionamentos sobre nosso cotidiano nossa vivência, aponta dados de alguns, como por exemplo a taxa de morte dos negros dos 30 mil jovens mortos no Brasil, 77% sejam negros” e os fatos de mal termos desenhos ou brinquedos ou ate mesmo mais protagonistas negros? Ou até mesmo o fato de homens negros se relacionarem mais com mulheres brancas? (humm!! Bem polêmico não?) .

" A questão racial nos afeta sem às vezes nos darmos conta."

Outro exemplo é o de como se é tratado na escola, a criança negra é na maioria das vezes a última a ser escolhida nas brincadeiras, a/o adolescente negro é na maioria das vezes o que não vão receber um pedido de namoro. Então ele se questiona e nos faz questionar, o que fazer com nossos filhos negros para que quando chegue a vez deles de passarem por isso estejam preparados emocionalmente e saibam se auto respeitar e auto valorizar.
Bom, este livro na minha opinião não é de ser conversado em somente uma resenha, pois ele trás tantos pontos a serem refletidos e que infelizmente em muitos deles há várias respostas e mesmo assim não são regras na nossa vivência.
Só nos resta continuar lutando para que dias melhores cheguem, para que toda essa diferença não só com os negros acabe e que todos saibam de verdade o que tratar-se de igual para igual.
Fica aqui a minha admiração e respeito por Lázaro Ramos.

"Quando nos prendemos muito a esse elogio da história pessoal ("elas veio da favela e conseguiu"), corremos o risco de dizer que o outro não conseguiu porque não quis, e isso não é verdade. A exceção simplesmente confirma a regra."





4 comentários:

  1. esse livro deve ser bem comovente
    tenho vontade de ler ele, mas ainda nao deu
    sem duvida os autores negros precisam ser mais lidos

    ResponderExcluir
  2. Já vi várias postagens sobre esse livro.
    Parece muito bom, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  3. Mate sua curiosidade Jeane, rsrsrs não irá se arrepender.

    ResponderExcluir