21/01/2019

PASSARINHA

Olá leitores do Violeta Literária, como vocês estão? Espero que vocês estejam ótimos. Hoje trago a vocês uma resenha de um livro que ficou nos meus melhores de 2018... que foi o livro PASSARINHA.




FICHA TÉCNICA

Título: Passarinha
Autora: Kathryn Erskine
Número de páginas: 206 páginas
  • Editora: Editora Valentina; Edição: 1 (1 de junho de 2014)

SINOPSE

No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.

Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.

Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.





OPINIÃO DA GI


 Fiquei me perguntando como não li esse livro antes? Esse livro fala de uma menina autista (*portadora da a síndrome de Asperger, mais informação abaixo)  é narrado por ela, e mostra a dificuldade dela de interagir com outras pessoas, pois ela não gosta que invadam o seu espaço, e de uma hora pra outra se ver tendo que conviver sem o irmão mais velho que foi morto em um massacre por um atirador na escola, e esse era que ajudava ela a ser sociável, esse livro é uma lição de vida, me peguei diversas vezes chorando e enxergando o mundo com os olhos de Caitlin, e vi as dificuldades dela de sociabilidade e a inteligência tamanha dela.  Assim como ela tenta achar algo pra amenizar a sua dor e do seu pai, ela nos ensina como superar e achar o "desfecho" de todas as nossas dores. Se você não leu, peço LEIAM PLEASE, pois além de ser um dos queridinhos do ano de 2018, virou um dos queridinhos da vida.


* SÍNDROME DE ASPERGER

A Síndrome de Asperger é uma perturbação neurocomportamental de base genética. Pode ser definida como uma perturbação do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interacção social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem num funcionamento cerebral particular, não existe marcador biológico, pelo que o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.


Para mais informações :/https://www.apsa.org.pt/pt/

Beigiginhos...

Até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário